Sejam Bem Vindos!!

"E se não morreram, viveram felizes até hoje, diz o conto de fadas. O Conto de fadas, que ainda hoje é o primeiro conselheiro das crianças, porque foi outrora o primeiro da humanidade, permanece vivo, em segredo, na narrativa. O primeiro narrador verdadeiro é e continua sendo os contos de fadas." (Walter Benjamin)

sábado, 9 de outubro de 2010

Encontro Temático - Os Contos de Fadas e Psicanálise


Palestrante: Elaine Moraes
Dia 13/10/2010 – às 20:00 h na Associação Campinense de Psicanálise (apenas para alunos e membros da ACP.)
“A criança  que  pensa  em  fadas e acredita  em fadas age como um deus doente, mas como um deus.
Por que embora  afirme o que não existe
Sabe como é que as coisas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica.
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não se sabe que o  pensamento não é um ponto qualquer.”
(Fernando Pessoa, poemas completos de Alberto Caieiro)

A psicanálise que sempre se interessou pela arte, muito contribuiu para compreendermos, que para o psiquismo humano, não importa se falamos de uma realidade concreta ou de uma fantasia. Ao romper esse conceito de verdade pura, nos mostrou que toda apreensão da realidade é permeada pelo inconsciente e pelo desejo. Em 1911 Freud cita que...”Por meio da interpretação dos sonhos, estaremos cada vez mais próximos do rico material da poesia, dos mitos, dos usos de linguagem do folclore, concebendo esses materiais  como manifestações do inconsciente...” e Lacan postulou... ” O inconsciente é estruturado como uma linguagem..”
Com a experiência de Contadora de histórias e pequisadora desta arte sob a ótica da psicanálise, este encontro pretende expor uma reflexão sobre os Contos de fadas de ontem e de hoje, qual a sua importância na formação psíquica humana e o que é que conta um conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As infinitas maravilhas do Universo são a nós reveladas na medida exata em que nos tornamos capazes de percebê-las. A agudeza da nossa visão não depende do quanto podemos ver, mas do quanto sentimos". (Helen Keller)