Sejam Bem Vindos!!

"E se não morreram, viveram felizes até hoje, diz o conto de fadas. O Conto de fadas, que ainda hoje é o primeiro conselheiro das crianças, porque foi outrora o primeiro da humanidade, permanece vivo, em segredo, na narrativa. O primeiro narrador verdadeiro é e continua sendo os contos de fadas." (Walter Benjamin)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nani na Livraria DA VILA

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2012, fui encantar Contos de Fadas e Fábulas na nova livraria de Campinas.  "O Patinho feio" e "A pequena vendedora de fósforos" de Hans Christian Andersen, foram as histórias que encantaram a tarde de sábado no big espaço infantil da nova livraria.


Contos de Fadas
Livraria Da Vila - Shoping Galeira
Campinas - nov - 2012
 Nada como encantar uma história linda como a "Pequena vendedora de fósoforos", numa época do ano em que nossos corações são convidados a pensar naqueles que nada tem. Hans Cristian Andersen traduziu, de forma suave e encantadora os últimos momentos de uma menina que morria de frio na véspera do ano novo. Apesar do conto ser triste, ainda assim, nos remete a esperança de um novo mundo mais feliz para se viver diante das durezas dos corações dos homens.


Nani - Livraria DA VILA
Nov/2012
 
"O Patinho feio" também de Christian Andersen,
Fala das aventuras e por que não dizer da dificuldade que é se chegar a uma identidade adulta com todas as influências daqueles que nos cercam. Este patinho enfrenta grandes hostilidades e segue seu percurso para seu crescimento até a consciência de sua verdadeira identidade. Ótima história inclusive para tratar da questão do bulling nas escolas entre as crianças.


 
Nani - Livraria DA VILA
Shoping Galeria - Campinas - Nov/12

 "Rosa Linda Juvenil" conto de fada tradicional, nova versão da bela adormecida por Sonia Robatto é uma versão que eu gosto muito de interpretar, pois dá pra encantar a história de uma forma musical e poética que prendem a atenção das crianças e dos adultos que as acompanham.

Nani - Livraria DA VILA
Shoping Galeria - Campinas - Nov/12
"Chapeuzinho Vermelho" dos Irmãos Grimm, não há quem não goste sobretudo naquela parte em que Chapeuzinho pergunta para o Lobo : Por que esta boca tão Grande?
Com tantos e variados finais deste conto, ainda prefiro aquele que o lobo devora a vovozinha e a Chapeuzinho vermelho e depois são salvas pelo caçador. Acredito que se a história teve este desfecho não é sem sentido.  Muito melhor conhecer o mal numa história do que desavisadamente na realidade.


Por fim a fábula de Esopo "O leão e o ratinho" foram as que encantaram as crianças e os pais na tarde de domingo. Este Leão assustador, ao perdoar um minusculo ratinho, não sabia que um dia seria salvo por ele.

Até a próxima história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As infinitas maravilhas do Universo são a nós reveladas na medida exata em que nos tornamos capazes de percebê-las. A agudeza da nossa visão não depende do quanto podemos ver, mas do quanto sentimos". (Helen Keller)